sábado, 15 de outubro de 2011

Você está preparado?

Quando começou a chegada de shoppings em Campo Grande vivemos duas sensações diferentes. Primeiro a que finalmente o shopping Campo Grande teria concorrência, e em segundo lugar quantas pessoas desavisadas irão se dar mal por não ter as devidas informações ao entrar nessa aventura de lojista.. Pergunto: Quais das que estão se aventurando nesses novos empreendimentos se interaram realmente das reais condições? De como será calculado o condomínio? De quanto por cento se paga de fundo de promoção em relação ao aluguel? Que existem alugueis mínimos altíssimos que você paga vendendo ou não? Que não tem como reclamar se não concorda com o crescimento do valor, ou a maneira de ser empregado o dinheiro do condomínio?


O empreendimento nunca perde. É uma sociedade de mão única. Uma sociedade com muitas obrigações e de poucos direitos para lojistas.


Você sabe que compra um ponto e que fica na mão deles quando quiser revender? E que existe uma multa de transferência quando você vende o ponto ou a loja?Eles precisam aprovar o comprador e se tiverem desejo de lhe prejudicar nunca aprovarão ninguém e você acabará perdendo a loja? Que atualmente os shoppings são comprados e administrados por grandes multinacionais que dominaram completamente o mercado e podem fazer o que querem? Não existe regulamentação e eles tem poder para que tudo continue desse jeito, por anos e anos. Afinal quem está preocupado com lojista de shopping? Para muitos um lojista ou uma barata são a mesma coisa.


Você tem então a opção de abrir uma franquia que é o que eles querem afinal, pois elas agregam mais valor ao shopping . Você contará antes de abrir com algumas facilidades proporcionadas por ser um franqueado, mas não se iluda: Tudo que for feito para facilitar sua vida, eles estarão visando a franquia e não você, o franqueado. Lojas multimarcas não são bem vindas, e na maioria dos casos eles declaram isso abertamente. A desculpa é que multimarcas têm uma chance maior de insucesso. O que não é bem assim.


A vinda de tantos shoppings vai dar empregos, fazer crescer determinadas áreas da cidade, e gerar crescimento. Mas tudo nessa vida gera uma conta a pagar. O cidadão que entrou nessa de alegre estará pagando a conta. Ele sofrerá as conseqüências e pagará pelo crescimento que teremos. A maioria não tem noção que quanto tempo leva um shopping para ser viável. Você tem capital para ficar bancando a loja anos a fio enquanto ele se consolida? Será que o lojista que está se lançado a essa aventura temerária, sabe o que está fazendo? Ele foi avisado? Por isso digo que por enquanto não quero loja em shopping novo nem de graça. E está mais do que na hora de mudar de interesses.


Quando foi aberto o Shopping Campo Grande, que participei desde a primeira pedra, os tempos eram outros. Tínhamos um dono do Shopping: Donald Stuart uma pessoa impar. Hoje temos na bolsa de valores, os acionistas, que só visam lucro em curto prazo. Se naquela época foi dificílimo ver um a um de nossos colegas perderem tudo, imaginem agora. Façam a conta e vejam quantos lojistas resistiram nas épocas de vacas gordas. Cabem nos dedos das mãos. Imaginem agora, em época de crise mundial e população quase 50% endividada.


Quando começou a fase de criação dos novos shoppings elogiei um ex-diretor que pelo shopping Campo Grande passou e eu muito considerava pela sua competência. Uma pessoa ligada ao shopping, talvez por não gozar do mesmo respeito da minha parte disse que eu estava “puxando saco” para conseguir loja de graça. Bem, não tenho culpa das pessoas julgarem as outras por si. Até parece que uso essa página par agradar os outros e levar vantagens... Não satisfeito fez campanha contra mim nos outros shoppings. Bem, o máximo que pode ter dito que sou uma encrenqueira, o que me enche de orgulho. Encrenco mesmo com as coisas erradas, com os banheiros podres, com o abuso contra pequenos lojistas, e contra todas as irregularidades cometidas. Mas tenho orgulho de dizer que nesses 22 anos de aluguéis pagos religiosamente em dia, nunca puderam me chamar à atenção uma vez sequer. A recíproca infelizmente não é verdadeira. Uma pena...


Enquanto eu puder estarei batalhando pela nossa classe, infelizmente desprestigiada, que precisava de um pouco de união para lutar pelos seus direitos. Feliz ou infelizmente sou descendente de espanhol basco...


Do fundo do coração devo dizer a esse senhor que não fique alegrinho atoa. Pois, o que eu puder fazer para alertar as pessoas, continuará sendo feito... E é preciso que ele saiba que fazer campanha contra mim não me prejudicou em nada. Já criei meus filhos e quero aproveitar os netos. Tem muita coisa melhor na vida do que agüentar gente falsa, interesseira, e que vende a alma por trocados. Podem até me achar encrenqueira, mas me respeitam. Se coisa que faço é deitar minha cabeça no travesseiro e dormir com os anjos. Isso não tem preço. Concorda comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário